PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
PÓLO DE RIBAS DO RIO PARDO Curso: Pedagogia –
3ª Série
Disciplinas: Psicologia
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Campo Grande/MS
Junho - 2014
Curso: Pedagogia
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Atividade Prática: Desafio Profissional das disciplinas Psicologia da Aprendizagem, do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera - Uniderp.
Tutor EAD de Didática: Helenrose A da S.Pedroso Coelho
Pólo de Ribas do Rio Pardo/MS
Maio - 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
ETAPA 1 5
ETAPA 2 8
ETAPA 3 11
ETAPA 4 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO
De acordo com Saviani (2006), a Educação Infantil constitui-se em um espaço de aprendizagem que busca favorecer o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, sócio afetivas e intelectuais da criança, oferecendo-lhe oportunidade para a manifestação da autonomia, do senso crítico e da criatividade.
Conforme Vygotsky (1998), no tocante à construção das habilidades, o movimento da criança é tido como capaz de criar sua história e de estabelecer múltiplas relações com outros sujeitos, portanto a criança se configura em um ser sócio histórico, produtor de cultura e nela inserida.
É nesse contexto que o incentivo ao aluno ganha um espaço como ferramenta ideal da aprendizagem, na medida em que propõe estímulo ao interesse do aluno, ajuda-o a construir suas novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva o professor a condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem (CHARLOT, 2000).
Sendo assim, a criança vai formando o seu intelecto aos poucos, interagindo com o mundo, tornando-se cada vez mais autônomo, construindo e buscando o conhecimento dentro do seu ritmo, seu interesse, suas necessidades e possibilidades, ou seja, a criança age sobre o objeto e o meio numa interação marcada por trocas recíprocas aprender e