Jogos croncreto no ensino da matemática para o 6º ano do ensino fundamental
1306 palavras
6 páginas
JOGOS CONCRETOS NO ENSINO DAMATEMÁTICA PARA O 6º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
1
1
1
Danilo da Silva Miranda , Eduardo Da Conceição Rosário , Francionaldo Viana Pereira ,
1
João Socorro Pinheiro Ferreira
1
Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Macapá, Amapá
Introdução
A Matemática tem se apresentado como uma das disciplinas mais complexas de assimilação pelos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental II; essa dificuldade, ocasiona graves problemas, deixando lacunas no conteúdo de aprendizagem da disciplina, tais dificuldades podem levar até mesmo a evasão escolar. Proporcionar aulas mais atraentes e divertidas com jogos pode estimular a participação e o interesse dos alunos nas aulas, obtendo uma melhor compreensão do conteúdo, acredita-se que seja uma boa prática pedagógica.
Os jogos sempre estiveram presentes na vida cultural do ser humano. Desde muito cedo as crianças aprendem a brincar e isso é importante para elas, pois as brincadeiras e os jogos estão relacionados ao seu universo e idade, o que possibilita o início do desenvolvimento de suas habilidades.
[1] (2000) destaca que o jogo é um meio de diversão que acaba por motivar, desenvolver habilidades estimular o raciocínio, a capacidade de compreensão dos conteúdos matemáticos e de outras áreas de conhecimento.
Como proposta para as aulas pode-se utilizar de jogos tais como: Material Dourado, Dominó de Frações, Crivo de Erastóstenes e Tangram.
Resultos e discussões
Através da aplicação de jogos nas aulas de matemática pôde-se perceber que as mesmas se tornaram mais dinâmicas e prazerosas, facilitando o ensino aprendizagem da disciplina. Muitos são os jogos que cercam o mundo da criança e que se apresentam como boas estratégias para o ensino da matemática. Esses jogos se apresentam de várias formas: os jogos de estratégia, de sorte, rapidez, associação, raciocínio dentre outros, e todos podem ser aliados no ensino da matemática principalmente nas séries