psicologia da aprendizagem
CURSO DE TEOLOGIA MINISTERIAL
PASTORAL E EDUCAÇÃO CRISTÃ
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM.
Goiânia
2013/1
Júlio César Rodrigues Garcia
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM.
Trabalho apresentado à Coordenação do curso de teologia ministerial, para avaliação da disciplina de psicologia do desenvolvimento e aprendizagem., sob a orientação do Professor Leonardo Hayne.
Goiânia
2013/1
Questões para avaliação
1- De forma geral qual as principais correntes teóricas sobre aprendizagem e o que elas postulam.
ENFOQUE COMPORTAMENTALISTA
Jonh B. Watson (1878-1958) cunhou o termo behaviorimo para deixar claro que sua preocupação era com os aspectos observáveis do comportamento. O behaviorismo supõe que o comportamento inclui respostas que podem ser observadas e relacionadas com eventos que as precedem (estímulos) e as sucedem (conseqüências). São também chamadas teorias estímulo-resposta. Watson, Pavlov, Guthrie, Skinner e Thorndike, são os autores que mais se destacaram nesta linha de pensamento. O enfoque comportamentalista: o Provê uma base para o estudo de manifestações que produzem mudanças comportamentais; o Aprendiz é o ser que responde a estímulos fornecidos pelo ambiente externo; o Limita-se ao estudo de comportamentos manifestos e mensuráveis controlados por suas conseqüências; o Não considera o que ocorre dentro da mente do indivíduo durante o processo de aprendizagem; o Aprendiz é visto como objeto.
ENFOQUE COGNITIVISTA
As teorias cognitivas tratam da cognição, de como o indivíduo "conhece"; processa a informação, compreende e dá significados a ela. Dentre as teorias cognitivas de aprendizagem mais antigas, destacam-se a de Tolman, a da Gestalt e a de Lewin. As mais recentes e de