Psicologia da Aprendizagem
Conceitos:
Cap.1
Definição beaviorista de aprendizagem – Segundo Kimble, a aprendizagem é “uma mudança relativamente permanente no potencial de resposta que ocorre como resultado da prática reforçada”. Identifica então, quatro temas importantes essenciais para o processo de aprendizagem: o reforço (fortaleceria a associação entre uma situação e uma resposta); a prática (a aprendizagem só acontece se mais cedo ou mais tarde, um dado comportamento (reforçado) for repetido); “a mudança relativamente permanente” (excluindo mudanças provisórias, resultantes de drogas, cansaço...); e “o potencial da resposta” (distinção entre aprendizagem versus desempenhos, e facilita a inclusão de fenómenos como aprendizagem latente e aprendizagem acidental).
Segundo Mayer, semi-beaviorista, a aprendizagem é “uma mudança relativamente permanente no comportamento e conhecimento da pessoa em resultado da experiência”. A aprendizagem envolve uma mudança a longo prazo, e a causa da mudança é a experiência do sujeito no meio ambiente. O sítio da mudança é não só o comportamento do aprendiz, mas também o conteúdo e a estrutura do conhecimento na memória.
Estas teorias focam principalmente as mudanças no comportamento, as mudanças naquilo que o sujeito faz.
Definição cognitiva de aprendizagem - A aprendizagem consiste na aquisição de novas informações e a sua integração no conjunto dos conhecimentos existentes. A aprendizagem é concebida como um processo de codificação e representação de informações na sequência de outros processos mentais; é uma das fases de processamento de informação. Aprender é um processo que tem por objetivos adquirir informação e alargar, aprofundar, reorganizar e corrigir os conhecimentos existentes. Assim, o conhecimento é uma construção progressiva do aprendiz, resultante de uma estrutura cognitiva e do desenvolvimento, treino ou declínio a que pode estar sujeita.
Estas