Psicologia da aprendizagem
Psicologia da Aprendizagem
ALUNA: MARIA LUCIA DE CASTRO SANTOS Profª Esp. Márcia Aurélia Horta Guedes Construtivismo e o Sócio-construtivismo
Jean Piaget com o construtivismo, apresenta que o conhecimento é resultado do processo de interação entre o sujeito cognoscente e o ambiente circundante. A assimilação é a incorporação de um novo objeto ou idéia à que existe, ou seja, ao esquema que a criança possui. A acomodação implica na transformação do organismo para poder lidar com o ambiente. A adaptação representa, neste grupo, a maneira pela qual o organismo estabelece um equilíbrio entre assimilação e acomodação, adaptando-se continuamente às imposições feitas pelo ambiente. (GOULART, 2001, p.134)
O russo Vygotsky, suas idéias eram revolucionárias para o mundo da psicologia infantil e da escola. Seus discípulos ampliaram seus escritos e divulgaram sua obra pelo mundo. Para o psicólogo russo, escola é lugar de ensinar pessoas. Tudo aquilo que já se sabe, não é matéria escolar. E mais: ao se propor algo novo para ser aprendido, o desenvolvimento da criança é favorecido. Não se deve esperar pelo desenvolvimento para ensinar.No qual ele afirma ainda que uma criança, se puder aprender com auxílio de outras pessoas, terá um ritmo de desenvolvimento mais acelerado que outra criança que tiver que fazê-lo sozinha.
VISÃO CRÍTICA: Piaget
Piaget elaborou uma posição evolucionista: o desenvolvimento é produto da interação de fatores externos e internos indo contra os empiristas que afirmavam que a conduta é essencialmente o produto da pressão do ambiente.
Influências Educacionais (Piaget)
Piaget não pretendeu construir uma teoria pedagógica; O método clínico: observação. (afirma que os professores estão tão preocupados em ensinar que não esperam as crianças pensarem); A educação