psicologia comunitaria
Aluna: Jéssica Mardegan Xavier
CONCEITOS DA TEORIA DE WILL SCHUTZ
CONTEXTUALIZADOS A PARTIR DA ANÁLISE DO FILME
DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
DISCIPLINA: Dinâmicas de Grupo
Maio , 2010.
ANÁLISE DO FILME
Doze Homens e uma Sentença tem como tema o comportamento de um grupo de 12 jurados, cada um com uma história de vida, com diferenças culturais, pessoais e de formação. Essas diferenças são expressas em seus valores, preconceitos e falsas certezas. Cada jurado com uma personalidade, com origens e condições sociais diferentes, está ali para decidir sobre o destino de outro ser humano.
Durante o filme é evidenciado como as pessoas trazem para o grupo e para a tomada de decisão seus padrões, condicionamentos e história de vida, evidenciando ainda mais as diferenças individuais. Mostra os fatores envolvidos no processo grupal e de como as pessoas analisam um mesmo fato de ângulos e verdades diferentes.
Os processos e barreiras comunicacionais que podem ocorrer em uma atividade grupal, são evidentes nesse filme. No grupo são expressos os conflitos existentes, as possibilidades de aberturas e ressignificações dos fatos e da própria realidade, por meio de recursos comunicacionais.
Para Shutz, todo grupo passa por fases que podem se repetir várias vezes durante a vida de um grupo, independente da sua duração. A primeira fase é a inclusão, exemplificada no começo do filme, quando os jurados entram na sala e cada indivíduo procura o seu lugar, buscando a estruturação do grupo. Como exemplo o jurado que comprou ingresso para assistir o jogo de beisebol que nessa fase demonstrou ser sociável, puxando assunto com outros jurados, mesmo sem muito sucesso, tentando chamar atenção.
Percebe-se que o jurado que declarava o réu inocente, utilizou-se de uma atitude democrática para conduzir o grupo, demonstrando segurança em sua