Psicologia como ciência
Pensamentos Mítico e Pré-Socrático Surge a partir de questionamentos sobre a alma, sobre a vida, o que acontece quando o corpo morre. Durante toda a existência do homem esse e outros questionamentos são feitos, para tentar entender o real motivo de sua existência. O conceito de alma começa a mudar a partir dos séculos XII e XI A.C. Acontecimentos marcantes do período, surgimento da forma racional. O homem desenvolve a ideia de que tudo tem uma origem. Indagações começam a ser feitas ex: se o homem pode respirar é porque existe ar! Ideias de grandes explicações começam a surgir com o inicio do pensamento racional. Alguns dos pensadores da época: P.Tales (625-558 A.C.), Pitágoras (580-497 A.C.), Heráclito(540-470 A.C.), Parmênides(530-460 A.C.).
Período Socrático Para Sócrates (470-399 A.C.), “Só por meio do pensamento é que se podia chegar ao conhecimento de si próprio”. Para ele o homem era a o único que merecia importância, sua razão, questões morais, seus direitos, felicidades entre outros. Ele acreditava que o homem devia conhecer a si próprio para resolver suas questões pessoais suas ignorâncias, afim de se autoconhecer. Platão (428-347 A.C.), dividiu o homem em duas partes, para ele a alma estava localiza na cabeça era a sua razão. Enfim Aristóteles (384-322 A.C.), cria um novo conceito, ele vê alma em tudo o que possuir vida homem, animais e plantas, ela é particular de cada individuo e desaparece com a morte do mesmo. A alma para ele é a razão do corpo existir. Aristóteles é considerado o verdadeiro pai da psicologia.
Renascimento e Idade Moderna Descartes, foi o primeiro filósofo, após Aristóteles a desenvolver uma nova forma de se pensar, para ele corpo e alma precisavam um do outro o corpo era a base e alma a razão, ele cria uma nova forma de entender, corpo como base e agora a mente como centro de criação pensamento humano. Com isso desvia a atenção da alma e traz a