Resenha de texto Design Emocional
Resenha do artigo ‘’Design Emocional – Nós amamos objetos’’
No artigo ‘’Design Emocional – Nós amamos objetos’’, o autor discute sobre as emoções que os objetos de design provocam, e como os comportamentos reflexivos são afetados por essas emoções.
O autor ainda foca nos aspectos emocionais no que se refere ao design. Ele também apresenta tópicos que vão além da questão funcional, partindo para o campo da percepção do ser humano, englobando o prazer e a afetividade no uso dos objetos de design.
Tais objetos suprem nossas necessidades, e desempenham um papel importante na construção do nosso estilo de vida. Os produtos também desenvolvem interação entre as pessoas, causando fortes aspectos emocionais, e nos induz a comprar cada vez mais, sem nos dar conta se realmente precisamos daquele produto.
De fato, as emoções nos permitem avaliar uma situação por diferentes perspectivas e nos influencia a tomar certas decisões na hora da compra de um certo produto.
Dessa forma, o design está voltado para o efeito que os objetos causam, assumindo uma função simbólica que proporciona experiências agradáveis às pessoas que o utilizam.
Além de discutir a emoção que o produto nos proporciona, também discute a emoção que podemos produzir ao design, como por exemplo, os sentimentos introduzidos em um produto. É interessante notar como o autor coloca no texto o aspecto emocional da alegria, mostrando que essa emoção traz ao designer a criatividade que ele precisa para desenvolver seu trabalho e por conseguinte, a tristeza ou mesmo a infelicidade o leva a um estado de paralisação frente a um projeto, impedindo que o desenvolva de forma criativa.
Conclui-se, portanto, a importância de ao desenvolver determinado produto, deve-se levar em conta o aspecto emocional que influencia diretamente nas pessoas ao adquiri-lo e como isso interage nos relacionamentos. Portanto, o design está presente no