Psicologia cognitiva
Disponibilidade heuristica Julgamentos baseados em quão fácil recordamos algo percebido como instancias relevantes de um fenômeno.
Ex: motivo de o porque os políticos gastam tanto dinheiro em suas campanhas, pela tendência em se votar em nomes familiares (repetitivos).
Estdudo Dialética: processo de incremento em que novas ideias evoluem com o passar do tempo por meio de um padrão de transformação TESE- Enunciado de uma opinião
Ex: a natureza humana governa muitos aspectos do comportamento ANTITESE- Enunciado que contraria a primeira opinião
Ex: nossa criação determina muitos aspectos do comportamento SINTESE- Integra os aspectos mais confiáveis das duas ideias.
Ex: Interação entre nossa natureza inata e ambiente pode reger a natureza humana.
O estudo da psicologia cognitiva começou com:
Filosofia (instrospecção); Fisiologia (empírico)
Racionalismo- Caminho para o conhecimento pela analise lógica (exemplo de tese)
Empirismo- Caminho para o conhecimento pela observação e experiência. (exemplo de antítese)
Antecedentes Psicológicos da Psicologia Cognitiva:
Primeiras dialéticas:
Estruturalismo Busca entender a estrutura da mente e suas percepções pela analise das percepções em seus componentes constitutivos.
Ex- Wundt: Introspecção olhar interior para as informações que passam pela consciência. Estudos das experiências sensórias pela introspecção.
Funcionalismo Maior ênfase para os processos do pensamento, do que em seus conteúdos. O que as pessoas fazem, e por que. Levou ao pragmatismo, o conhecimento só pode ser validado por sua utilidade.
Ex- William James: “Principios da psicologia” atenção, consciência e percepção. Dewey: Abordagem pragmática sobre pensamento e educação
Associacionismo Como os eventos e ideias podem se associar na mente propiciando a aprendizagem.
Contiguidade: Associar informações que tendem