AEROFOTOGRAMETRIA
AEROFOTOGRAMETRIA
A Aerofotogrametria são as operações realizadas com fotografias da superfície terrestre, obtidas por uma câmera e uma aeronave preparada especialmente. A técnica é utilizada principalmente para atividades de mapeamento para a cartografia, no planejamento e desenvolvimento humano, na engenharia civil, agronômica, florestal e na topografia.
Quando é feito o mapeamento de uma região as linhas de voo são planejadas com um espaço lateral tal que se obtenha uma área comum entre as faixas em torno de 25%. Essas áreas, sequente da sobreposição entre as faixas no sentido transversal à direção do voo, são cognominadas de Recobrimento Lateral e/ou Transversal.A fotografia capturada em determinada linha de voo, sobrepõe 60% a 80% da área fotografada anteriormente. Esta sobreposição é denominada de recobrimento longitudinal. O objetivo básico dos recobrimentos longitudinal e transversal são o estabelecimento de pontos fotogramétricos de apoio, facilitando a interpretação quando se obtém essas fotos consecutivas.
Figura 1
As câmaras utilizadas nas fotografias aéreas são de grande precisão. As distâncias focais variam de 80mm á 610mm, o quadro negativo dessas câmaras tem dimensões de 25cm x 25cm e são equipadas cm sistemas que registram varias informações, tais como:altitude de voo, inclinação da câmara hora da tomada e marcas fiduciais.
Figura2:modelo de camaras
Essas fotografias podem ser obtidas em diversas escalas, dependendo da utilização dessas fotografias. Para mapeamentos mais precisos, como por exemplo: cadastros de áreas urbanas os voos são mais baixos utilizando escalas médias e grandes (1:4.000 até 1:10.000). Já nas áreas rurais os voos podem ser mais altos com escalas pequenas (1:15.000 até 1:40.000). A altura do voo pode ser calculada através da equação: H= S (escala da fotografia) x f (distancia focal da câmara) e a escala da fotografia aérea (E) calculamos com a formula: H (metros) x 1000/ f