psicologia clinica
Lightner Witmer (1867 – 1956), aluno de Wundt.
Um outro médico de língua alemã, vienense Sigmund
Freud, discípulo de Breuer, foi também de grande importância para o desenvolvimento da disciplina.
Ao lado da psicanálise e de outras escolas delas derivadas desenvolveram- se nos anos de 1940- 1950 novas abordagens psicoterapêuticas que deram origem a psicologia clínica de modo geral.
A psicologia clínica é a área de atuação da psicologia que lida com a avaliação, diagnóstico tratamento das doenças mentais.
O campo de atuação da psicologia clínica é um dos maiores para atuação do profissional da psicologia, incluindo: Saúde
mental da criança, do adulto e da terceira
idade
Problemas de aprendizagem
Distúrbios emocionais
Abuso de álcool e drogas
Psicologia da saúde mental
Todo psicólogo que atue na área d psicologia clínica tem ao seu dispor conhecimentos teóricos e técnicas que auxiliam na melhora do paciente.
Existem três áreas abordadas na psicologia clínica que são trabalhadas pelos psicólogos clínicos até os dias atuais, que são:
Psicanálise: baseia-se nas teorias de Freud e colaboradores. No consultório muitos utilizam o divã. O conceito mais fundamental é o inconsciente.
Cognitivo
comportamental: baseia- se nas teorias do comportamentalismo e do cognitivismo. O psicólogo que utiliza essa abordagem busca entender o comportamento do paciente, em relação ao ambiente em que este vive e o odo como ele entende e sente a relação ambientecomportamento.
Humanismo-
existencialismo: baseia-se nas teorias humanistas com sua terapia centrada no cliente. O objetivo é aceitar o paciente como ele é e ao mesmo tempo, promover a realização de todo seu potencial latente. A intervenção de um psicólogo clínico começa pela
observação