PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO
PSICOLOGIA: Ciência que estuda os processos mentais, sentimentos, pensamentos e razão. Explica a relação entre o corpo e a mente e na influência de um sobre o outro. Estudo do comportamento humano e de suas relações.
CIÊNCIA: Conjunto organizado de conhecimentos relativo a determinada área do saber, caracterizado por metodologia específica. Conhecimento que se obtém através de leituras, de estudos; instrução, erudição. Conhecimento prático para uma dada finalidade.
PROFISSÃO: Trabalho ou atividade especializada dentro da sociedade, geralmente exercida por um profissional. Tais trabalhos e atividades geralmente requerem estudos extensivos e amasterização de um dado conhecimento.
PSICOLOGIA ENQUANTOCIÊNCIA: Se utiliza dos pressupostos da ciência, através de diferentes linhas teóricas, para compreender o comportamento humano, através do estudo de processos básicos: percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem, emoção, cognição.
PSICOLOGIA ENQUANTO PROFISSÃO: Reconhecida pela Lei 4.119, de 1962. São psicólogos habilitados ao exercício profissional aqueles que concluem um curso de graduação em psicologia e se registram no CRP. Segundo essa lei, é privativo do psicólogo o uso de métodos e técnicas da psicologia para fins de diagnóstico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento.
JURAMENTO “Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições.”