Resumo Aula Estratégia de Empresa
2. Avaliar as forças e fraquezas de uma organização é realizar o diagnóstico interno que a ajuda a definir que tipos de estratégia podem ser adotados. A análise dos pontos fortes e fracos facilita o cumprimento da missão, direcionando o estabelecimento de objetivos, o que pode acarretar a identificação de vantagens ou desvantagens competitivas no ambiente de negócios. Diversas ferramentas podem ser aplicadas na realização dos diagnósticos internos das organizações, entre elas: Pesquisa de clima organizacional.
3. A ferramenta GUT utilizada por Kepner e Trego pode servir para: Priorizar objetivos organizacionais.
4. Na visão sistêmica de uma organização, ela é concebida como um sistema ABERTO que lida com diferentes forças do ambiente externo, onde ela busca seus insumos. Os resultados dos processos internos da organização são devolvidos ao ambiente externo em forma de produtos e serviços. Internamente, cada função do processo de gestão estratégica esta integrada ou interagindo com as demais. Pode-se inferir então que fazem parte da análise do ambiente interno de uma organização. Investimentos em publicidade.
5. A parcela do ambiente externo onde os negócios da organização acontecem – ambiente setorial - apresenta como uma das forças de competição os concorrentes. Conhecer e compreender os competidores