Psicologia Ciência e Profissão
Aluna: Elane Santos
Disciplina: Psicologia, Ciência e Profissão.
A Psicologia como ramo da filosofia
Características Históricas: Houve 4 características principais . A descoberta do Brasil, na época era um grande período de grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Após a descoberta do Brasil, em 1942 ,Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha chegou a América, assim ampliando as expectativas dos navegadores. E num objetivo de evitar guerras pelas posses de terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. A partir de 1530, começou o interesse pela colonização da nova Terra. Outras características foram à hegemonia jesuítica. A chegada dos Jesuítas, em 1549 proporcionava a expansão da Fé e do Império, reunindo mercadores e evangelizadores, eles edificaram templos e colégios nas mais diversas regiões da colônia, constituindo um sistema de educação e expandindo sua pedagogia através do uso do teatro, da música e das danças. E o período pombalino com sua Reforma Religiosa e educacional.
Campo de Conhecimento: São as ciências humanas mais próximas. Os primeiros estudos sobre o psiquismo e a alma foram realizados pela Filosofia Grega, a qual observava atentamente as atividades humanas e a manifestação da alma. Sendo assim, pretende-se aqui fazer uma breve análise da relação de proximidade entre a Filosofia e Psicologia.
Área de Aplicação: O aprofundamento da antropologia filosófica, principalmente do psiquismo, dimensão constitutiva do ser humano; e, por fim, o autoconhecimento, que propiciará um encontro da verdade e o bem que habita no interior humano.
Processos Psicológicos Básicos Evidenciados: vários conceitos e pensamentos da filosofia antiga influenciaram direta ou indiretamente a Psicologia como é conhecida hoje. Estes conceitos e toda dialética ao redor da razão e do pensamento trouxeram algumas