Psicologia aplicada ao trânsito
Lato Sensu em Perícia e Eventos do Trânsito
Psicologia Social
Aplicada ao Trânsito
Profª. Ms. Adriana de Alencar Gomes Pinheiro
- Outubro 2012 -
Curso de Pós Graduação
Lato Sensu em Perícia e Eventos do Trânsito
Psicologia Social
Aplicada ao Trânsito
Aluna: Maria Assária de Assis
EFEITOS ADVERSOS DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO
1. Qual o custo social de uma criança que perde sua mãe ou seu pai num acidente? 2. Qual o custo social de um homem ou uma mulher que adquiriram uma deficiência grave? 3. Baseado no filme – Treino para a vida (Coach Carter), qual a relação que tem dentro da Psicologia Social aplicada ao Trânsito?
1. Segundo artigo retirado da internet, “O acidente de trânsito é um problema grave em todo o mundo. De acordo com estimativa apontada pela Organização Mundial de Saúde, em torno de 1,2 milhão de pessoas morrem por ano em consequência de acidentes de trânsito nas rodovias. Os acidentes de trânsito são a segunda causa de morte entre jovens de 5 a 29 anos e a terceira causa de morte entre pessoas de 30 a 44 anos. Além dessas mortes, estima-se que, por ano, em torno de 50 milhões de pessoas saiam feridas ou incapacitadas, em decorrência de acidentes de trânsito nas rodovias.” Desta forma podemos ter uma noção ampla de como os motoristas se relacionam entre si, consequentemente revela seus estados emocionais.
1. Sejam crianças e idosos, os acidentes, além de produzirem vítimas fatais, deixam sequelas de graus variados entre os sobreviventes e efeitos adversos entre os membros da família. Há pessoas mais vulneráveis para viverem situações de trauma do que outras. Observa-se entre os fatores de risco que, quanto pior for a história pregressa da pessoa, quanto maior for sua exposição à violência ou a formas crônicas de sofrimento ao longo da vida, mais grave será sua reação ao estresse intenso e maior será o risco de