Espectrofotometro
A espectrofotometria é o método de análises óptico mais usado nas investigações biológicas e fisico-químicas. O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida por uma solução que contém uma quantidade desconhecida de soluto, e uma quantidade conhecida da mesma substância.
Todas as substâncias podem absorver energia radiante, mesmo o vidro que parece completamente transparente absorve comprimentos de ondas que pertencem ao espectro visível. A água absorve fortemente na região do infravermelho.
A absorção das radiações ultravioletas, visíveis e infravermelhas dependem das estruturas das moléculas, e é característica para cada substância química.
Quando a luz atravessa uma substância, parte da energia é absorvida (absorbância): a energia radiante não pode produzir nenhum efeito sem ser absorvida.
A cor das substâncias se deve a absorção (transmitância) de certos comprimentos de ondas da luz branca que incide sobre elas, deixando transmitir aos nossos olhos apenas aqueles comprimentos de ondas não absorvidos.
OBJETIVO
Aprender a manusear o aparelho Espectrofotômetro.
MATERIAIS
Tubos de ensaio: um dos utensílios mais úteis em laboratório, usado para fazer reações em pequena escala.
Pipeta: utensílio para medir e transferir líquidos, o líquido entra por um orifício na extremidade inferior através da sucção.
Pipetador: os pipetadores destinam-se à pipetagem de líquidos em geral, podendo ser utilizados nas mais variadas aplicações e rotinas de vários tipos de laboratórios.
Água Destilada: Água destilada é água que foi obtida através da destilação (condensação do vapor de água obtido pela ebulição) de água normal que contém, em geral, outras substâncias dissolvidas, é aquela que contém unicamente os elementos oxigênio e hidrogênio
Permanganato de Potássio: é um composto químico de função química sal, inorgânico, formado pelos íons potássio(K+) e permanganato (MnO4−). É um forte agente