espectrofotometro
O espectrofotômetro é um aparelho que tem como característica medir e comparar a quantidade de luz que é absorvida por alguma solução e usado para se encontrar a concentração das substâncias que absorvem energia[1].
A espectrofotometria está fundamentada na lei de Lambert-Beer, que estabelece que a absorbância é diretamente proporcional a concentração da solução de amostra[2].
2. MATERIAIS E REAGENTES
2.1 MATERIAIS E EQUIPEMENTOS
Espectrofotômetro
2 Cubetas
2 Buretas
5 Tubos de Ensaio
Suporte para tubo de ensaio
2.2 REAGENTES
Água destilada
Solução CoCl2 de concentração 0,2M
Solução de concentração desconhecida
3. PROCEDIMETO
Primeiramente deve-se ajustar o equipamento de espectrofotômetro, efetuando a leitura de transmitância da solução branco e da solução de 0,2M. Para cada valor, calcular a absorbância, e com os resultados construir um gráfico (gráfico 1) da absorbância em função do comprimento de onda, identificando assim, o comprimento de onda ideal para continuação do experimento.
Identificar cinco tubos de ensaio, preparar as soluções com concentrações diferentes, e na região do comprimento de onda selecionado anteriormente, efetuar leitura em absorbância da curva analítica correspondente aos tubos de 1 a 5. Elaborar um gráfico (gráfico 2) de calibração e calcular a equação da reta.
Efetuar leitura da solução de concentração desconhecida, e com a equação de reta da calibração, calcular a concentração da amostra desconhecida.
4. CÁLCULOS E RESULTADOS
Tabela 1: Leituras no espectrofotômetro para determinação do maior comprimento de onda do CoCl2.
Figura 1: GRÁFICO 1 – Transmitância e Absorbância em relação ao Comprimento de Onda das leituras descritas na Tabela 1.
Tabela 2: Leituras no espectrofotômetro para determinação de curva analítica.
Figura 2: GRÁFICO 2 – Curva Analítica das leituras descritas na Tabela 2.
Tabela 3: Leituras no espectrofotômetro da