psicologia no transito
1 - Desenvolve pesquisa científica no campo dos processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos relacionados ao problema do trânsito.
2 - Realiza exames psicológicos de aptidão profissional em candidatos a habilitação para dirigir veículos automotores(“Psicotécnicos”).
3 - Assessora no processo de elaboração e implantação de sistemas de sinalização de trânsito, especialmente no que concerne a questões de transmissão, recepção e retenção de informações.
4 - Participa de equipes multiprofissionais voltadas à prevenção de acidentes de trânsito.
5 - Desenvolve, na esfera de sua competência, estudos e projetos de educação de trânsito.
6 - Contribui nos estudos e pesquisas relacionados ao comportamento individual e coletivo na situação de trânsito, especialmente nos complexos urbanos.
7 - Estuda as implicações psicológicas do alcoolismo e de outros distúrbios nas situações de trânsito.
8 - Avalia a relação causa-efeito na ocorrência de acidentes de trânsito, levantando atitudes-padrão nos envolvidos nessas ocorrências e sugerindo formas de atenuar as suas incidências.
9 - Aplica e avalia novas técnicas de mensuração da capacidade psicológica dos motoristas.
10 - Colabora com a justiça e apresenta, quando solicitado, laudos, pareceres, depoimentos etc;
11 - Servindo como instrumentos comprobatórios para melhor aplicação da lei e justiça;
12 - Atua como perito em exames para motorista, objetivando sua readaptação ou reabilitação profissional. www.crppr.org.br/pagina.php?idF=17 O Que é a Psicologia do Trânsito? Escrito por: Alex Barbosa Sobreira de Miranda | Publicado em: 21 de Março de 2013
Categoria: Psicologia do Trânsito
Resumo: A psicologia do trânsito é uma área de conhecimento que tem a finalidade de estudar o comportamento humano no contexto do trânsito, a partir de uma investigação dos processos externos e internos, e os fenômenos conscientes e inconscientes que ocorrem nesse contexto. Desse