Resumo livro psicologia do transito
Definição, objetivo e área de atuação.
Apesar de uma definição nunca mostrar a extensão total de uma ciência, pelo menos coloca mais claramente seu objetivo, sua abordagem e seu objetivo, a Psicologia, sendo uma parte da filosofia, teria por objeto a consciência e os processos mentais a serem estudados por métodos filosóficos.
Há diversas definições de trânsito, que são definidas como “o deslocamento de pessoas ou coisas pelas vias de circulação” e o distinguem do tráfego, que seria o mesmo trânsito “em missão de transporte”. Neste trabalho iremos propor como definição de trânsito O CONJUNTO DE DESLOCAMENTOS DE PESSOAS E VEÍCULOS NAS VIAS PÚBLICAS, DENTRO DE UM SISTEMA CONVENCIONAL DE NORMAS, QUE TEM POR FIM ASSEGURAR A INTEGRIDADE DE SEUS PARTICIPANTES.
Esta organização de deslocamentos é típica deste século. Foi essencialmente com a introdução da máquina e com os veículos rápidos e pesados que os acidentes começaram a aumentar em frequência e em gravidade, exigindo uma regulamentação: O CÓDIGO DE TRÂNSITO. A medida que cada vez mais pessoas usam veículos, impõe-se a necessidade de tornar o sistema mais severo para que possa alcançar sua finalidade, o sistema funciona através de uma série bastante extensa de normas e construções e é constituído de vários subsistemas, dentre os quais os três principais são: O HOMEM, A VIA E O VEÍCULO. O homem aqui é o subsistema mais complexo e , portanto, tem maior probabilidade de desorganizar o sistema como um todo.
Todo trânsito supõe deslocamento de pessoas e veículos e todo deslocamento se realiza através de comportamentos. O trânsito é um conjunto de comportamentos-deslocamentos num sistema de normas.
A Psicologia do trânsito pode, portanto, ser definida como uma área da psicologia que estuda, através de métodos científicos válidos, os comportamentos humanos no trânsito e os fatores e processos externos e internos, conscientes e inconscientes que os provocam ou os alteram. Em síntese: é o estudo dos