Psicologia Analítica
O presente trabalho é sobre a psicologia Analítica, também conhecida como Psicologia Junguiana ou Psicologia Complexa. É um ramo de conhecimento e prática da Psicologia, iniciado por Carl Gustav Jung o qual se distingue da psicanálise, iniciada por Freud, por uma noção mais alargada da libido e pela introdução dos conceitos .
A teoria junguiana é muito vasta, e neste trabalho estão delineados os conceitos principais objetivo máximo da psique humana.
Está organizado em 6 capítulos. Na parte 1, será abordado Atitudes: introversão e extroversão e As funções psíquicas: Pensamento, Sentimento, Sensação e intuição e assim sucessivamente.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.
Atitudes: introversão e extroversão
As atitudes são estruturais na personalidade do individuo, ou seja, não mudam no decorrer da vida. Os introvertidos possuem sua consciência voltada para o seu mundo interior, para seu pensamento e sentimentos, sendo mais flexivos e introspectivos, podendo desenvolver dificuldade de contato com o meio externo.
Os extrovertidos possuem sua consciência voltada para o mundo externo, para o ambiente e para as outras pessoas, desenvolvendo a sociabilidade. Podem afastar-se de seus processos internos e valorizar mais os pontos de vista e concepções alheias do que as próprias.
Ambas as atitudes estão presentes na personalidade, manejando o eu e o inconsciente pessoal, atitudes opostas, de modo que sendo uma dominante a outra sofrera opressão. Nenhum indivíduo é completamente introvertido ou extrovertido, a atitude dominante pode ser determinada pelas circunstâncias.
As atitudes não podem ser consideradas melhores nem piores em relação à outra, o ideal é ser flexível e adotar a atitude que considere mais apropriada, em função de um equilíbrio entre as duas, e não seguir uma forma fixa de responder o mundo.
As funções psíquicas: Pensamento, Sentimento, Sensação e IntuiçãoElas podem ser experimentadas tanto de maneira extrovertida