psicologia ambiental
RELATÓRIO DA PRIMEIRA ETAPA SOBRE O ESTUDO DE PSICOLOGIA AMBIENTAL
SANTO ANDRÉ
03.2013
Psicologia Ambiental
“A experiência ensina e investigações confirmam que todos nós recordamos Melhor aquilo que fazemos ativamente.”
(SALOMON, 1999, p. 127)
Psicologia Ambiental
INTRODUÇÃO
Este documento traz informações referentes à leitura e resumo de cinco artigos relacionados àpsicologia ambiental. A Psicologia precisa se engajar na análise e no encaminhamento de soluções para os problemas ambientais, pois estes são, de fato, problemas humano-ambientais. Para contribuir com esse propósito, um breve histórico da Psicologia Ambiental é apresentado a seguir. •.
Psicologia Ambiental
De acordo com Santana, a partir dos anos 60 tem surgido um campo de pesquisa muito extenso, esse campo abrange uma realidade muito grande, e realizapesquisa sobre o mais variado evento, tendo como foco principal a união de diversas disciplinas para um esforço pela compreensão da estruturação do espaço físico na conexão com o homem.
O psicólogo Kurt Lewin (1890 – 1947) foi um dos primeiros a expor a relação entre o ser humano e o ambiente, segundo site wikipedia.org/wiki/Kurt_Lewin.
Tornou-se mais frequente entre as décadas de 70 e 80 a criação de secretarias, ministérios, agências especializadas, organismos plurinacionais e partidos políticos envolvidos com a questão ambiental.
Possuindo uma “dupla personalidade”: Psicologia e Ambiente, Psicologia Ambiental formou-se a partir de duas grandes raízes teóricas:
A externa, formada por disciplinas distantes da psicologia: arquitetura e planejamento, geografia e ciências bio/ecológicas e também uma crescente preocupação das ciências naturais pelos problemas ambientais e o papel desempenhado pelo ser humano nesse contexto. E a interna que surgiu a partir do interesse de compreender melhor o