psicogenese
PSICOGÊNESE DA ALFABETIZAÇÃO
Nesta situação da prova, pede-se aos sujeitos que escrevam urna série de quatro palavras e urna frase. A seleção das palavras deve respeitar os seguintes aspectos: - Elas devem pertencer a um mesmo campo semântico (flores, animais, frutas, etc); - Não devem ser do repertório escolar usual na cartilha usada pelos sujeitos. O que se pede para ser escrito com: - Urna palavra monossílaba (se quer avaliar se as variações da quantidade de letras é função de quantidade de sílabas na concepção de criança); - Urna palavra dissílaba; - Urna palavra trissílaba; - Outra polissílaba; - Urna frase onde se repete a palavra dissílaba para verificar se o aluno mantém a mesma escrita para as mesmas palavras (frequência). Exemplo:
Gato
Borboleta
Cavalo
Cão
O gato bebe leite. A avaliação é feita pelo maior número de coincidências.
Nível Pré-Silábico I Escreve com desenhos (figuras).
Nível Intermediário I Mistura desenhos e sinais gráficos na escrita.
Nível Pré-Silábico II Escreve com sinais gráficos quaisquer. Não usa mais desenhos. Pode relacionar o número necessário de letras, ao tamanho do objeto que a palavra representa.
Ex.: APM l800l11B (gato)
__________________________________
1 Ver: FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Medicas, 1999. Nível Intermediário II Começa a relacionar a escrita como representação da fala. Aceita o código social: não mistura mais letras e números, mas escreve com qualquer letra.
Ex.: MFIOPTNV I (gato). Obs.: pode usar letra inicial ou final da palavra dada, mas em qualquer lugar.
Nível Silábico Escreve uma letra para cada sílaba. Se não conhece o alfabeto, usa um sinal gráfico qualquer para cada sílaba. Na frase pode usar uma letra para cada