psicogenese da lingua escrita
O fato do homem esta sempre influenciando e sendo influenciado pelo mundo nos faz compreender que o processo de socialização através do relacionamento entre mudança social e educação nunca estaciona, pois o ser humano nunca se satisfaz com o conquistado, mas vive uma constante transformação da sua realidade.
Tendo em vista que a mudança social é definida como transformações nas formas de vidas presentes na sociedade, constatamos que a intensidade dessas mudanças encontra-se ligadas com as características de cada sociedade, podendo ser endógenas, isto é, transformações dentro da própria sociedade, ou exógenas, transformações externas, segundo Oliveira, ele, também enfatiza a existência de diversos fatores que causam mudanças, alterando o próprio traço marcante da sociedade, isto é,sua característica especifica.
Devido às mudanças tecnológicas percebemos que estamos mudando também nossos hábitos, costumes e até mesmo nossa maneira de ver o mundo, afinal, somos acometidos por dois tipos de mudanças, as de reformas, ou seja, as lentas, que modificam sem destruir as instituições, e as de revolução, que são mudanças sociais profundas e violentas.
Vemos também que há uma intima relação, entre desenvolvimento econômico e educação, pois numa sociedade desenvolvida economicamente temos como conseqüência uma educação no mesmo patamar, pois esta disponibiliza recursos para o desenvolvimento de uma política educativo de caráter inclusivo. Segundo Oliveira, uma criança que nasce e cresce em um lar desfavorecido economicamente, está desprovida de estimulo e treinamento necessário para um bom desenvolvimento social e intelectual, tendo em vista que o fim do fracasso escolar e uma boa educação andam juntos com investimentos na melhoria da condição de vida da população.
Temos ainda alguns fatores que contribuem para o atraso educacional, como por exemplo, o analfabetismo, existindo ainda o preconceito dentro da escola, seja ela ele