Psicofarmacologia - Transtorno do Humor - Stahl
Resumo - Cap. 11 Transtornos do humor
Os transtornos do humor, também conhecidos como transtornos afetivos, estão diretamente ligados à alterações no afeto de cada indivíduo. A afetividade abrange diversas vivências pessoais, que sejam o humor, as emoções, sentimentos, etc. O humor é o estado emocional que cada indivíduo apresenta em determinado momento, classicamente ele possui dois polos opostos, a depressão e a mania, mas diferentes graus ainda podem ser definidos a partir deles, como a hipomania ou a distimia. A eutimia é classificada como o humor normal.
A depressão maior é o transtorno do humor mais comum e mais reconhecido atualmente. Ele se caracteriza por um episódio depressivo isolado, sendo frequente, no entanto, um histórico de recorrências desses episódios. A distimia é uma formsa de depressão mais leve, que geralmente não incapacita os sujeitos a continuarem suas atividades sociais, sua principal característica é a cronicidade (no mínimo 2 anos) associado à alguns dos sintomas de depressão maior.
O transtorno bipolar é assim definido pois sua principal característica é a variação do humor entre polos opostos, da depressão à mania. Além disso, podem ocorrer episódios em que estes dois polos se encontram, ocorrendo simultaneamente, são os chamados episódios mistos. O bipolar I apresenta episódios de mania ou misto, por vezes acompanhado de episódios depressivos. O bipolar II apresenta ao menos um episódio hipomaníaco e um episódio depressivo pleno. O transtorno ciclotímico caracteriza-se por variações de humor da hipomania a distimia. Pode-se ainda classificar o tempersmento depressivo ou hipertímico, onde o humor do indivíduo está frequentemente abaixo ou acima ds média, mas não se caracteriza como distimia ou hipomania, não sendo considerado patológico. Outros pacientes que não se enquadram nas especificações anteriores são diagnosticados como bipolares "sem outra especificação" (SOE), dentro desse diagnóstico, no