Bipolaridade
A Bipolaridade
2. DELIMITAçãO DO TEMA
Analisar pacientes com bipolaridade atendidos no CAPS em Rio do Sul.
3. Justificativa
A relevância desta pesquisa está em conhecer pacientes acometidos por bipolaridade confirmada e que estão em tratamento no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) em Rio do Sul. Tendo em vista que a bipolaridade como é caracterizada pelo DSM-IV e pelo CID-10, é uma forma de transtorno caracterizado pela variação extrema de humor. Sabendo disso, tal projeto tem como base identificar quais fatores levaram estes pacientes a desenvolverem esta patologia.
Através deste projeto, além de conhecer tais pacientes, entrarei em contato também com seus familiares e analisarei cada caso de uma forma holística.
Sabemos que a cada ano aumenta o número de pessoas com transtorno bipolar, mesmo o diagnóstico sendo demorado, é de extrema importância que estes pacientes recebam além do tratamento medicamentoso e a terapia, também o apoio dos familiares e amigos.
Neste sentido, é importante ainda ressaltar que uma pessoa com bipolaridade pode ter uma vida normal, mas para que isso aconteça necessita de cuidados e de pessoas que a encorajem a seguir em frente.
Vale também lembrar que a bipolaridade não tem cura, mas que tem tratamento. Devem-se realizar as consultas médicas, praticar exercícios físicos, viajar, ler, ter amigos, namorar e viver.
4. FORMULAçãO DO PROBLEMA
Quais fatores fazem uma pessoa com uma vida estável ser diagnosticada com bipolaridade?
5. OBJETIVOS
5.1 Geral
Levantar número de pacientes diagnosticados com bipolaridade junto ao CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Rio do Sul.
5.2 Específicos
Buscar informações e relatos dos familiares;
Aplicar questionário avaliativo nos pacientes para verificar os resultados obtidos no tratamento;
Analisar dados dos pacientes que estão em tratamento no CAPS;
Verificar a eficácia do tratamento medicamentoso e terapêutico.
6. REVISãO DA