CRM SCM
CRM é um sistema integrado de gestão com focalização para o cliente, constituído por um conjunto de procedimentos organizados e integrados , além também de ser uma estratégia empresarial. Os processos e sistemas de gestão de relacionamento com o cliente permitem que se possa controlar e conhecer as informações sobre os clientes de maneira integrada, principalmente através do acompanhamento e registro de todas as interações com o cliente, que podem ser consultadas e comunicadas a diversas partes da empresa que necessitem desta informação para orientar as decisões a tomar.
Conceitos de CRM:
CRM é definido como uma estratégia empresarial que permite às empresas selecionar e administrar seus clientes com a finalidade de maximizar seu valor a longo prazo. (Ekstam);
Para Stone, CRM significa aprender a implementar as melhores práticas de gestão de clientes, bem como os sistemas que permitem tal implementação;
Rigby afirma que CRM é o meio de edificação das estratégias e processos com o cliente, apoiado pelo software apropriado, com o propósito de melhorar a fidelidade do consumidor e, consequentemente, o lucro da empresa.
O que contem um CRM:
Automação dos processos de Marketing: um CRM deve conter aplicativos ou processos que aperfeiçoam o processo de marketing, com o objetivo de focar recursos para mercados alvos com os maiores valores potenciais, ferramentas de data mining e de database marketing.
Automação das Vendas: softwares que ajudem a administrar e aperfeiçoar o ciclo de vendas da empresa, aumentando sua produtividade, principalmente, por meio da otimização da realização dos contratos.
Suporte e Serviço ao Cliente: Help desks automatizados e sistemas de call center para melhorarem o relacionamento com o cliente e a busca de sua informação.
Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM)
SCM são softwares e métodos que visam melhorar e automatizar a compra de suprimentos, baseada na integração com