Antidepressivos
Os antidepressivos são drogas que aumentam o tônus psíquico e equilibram o humor e, conseqüentemente, melhora o modo de vida do paciente. Os Antidepressivos são substâncias consideradas eficazes na remissão de sintomas característicos da síndrome depressiva. Algumas substâncias com atividade antidepressiva podem ser eficazes também em outros tipos de transtornos.
Os antidepressivos tricíclicos possuem três classes principais. Tricíclicos, SSRIs (Inibidores da recaptação de serotonina e/ou Noradrenalina) e inibidores da enzima MAO. Os antidepressivos Tricíclicos são quimicamente relacionados com as fenotiazinas, são uma classe de fármacos usados no tratamento sintomático da depressão e outras síndromes depressivas, apesar de inicialmente terem sido usados sem sucesso no tratamento psicótico. Eles têm esse nome devido à presença de três anéis de átomos.
ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS
Os antidepressivos tricíclicos receberam essa denominação por conter uma estrutura química com três anéis. Inicialmente, foi usado no tratamento de psicóticos, o qual, não se obteve bons resultados. Eles foram considerados um fracasso quando testado como antipsicóticos, pois não se mostraram eficazes no tratamento da esquizofrenia. Todavia, descobriu-se casualmente que, devido as suas propriedades antidepressivas, os esquizofrênicos tinham melhoras nos sintomas depressivos. Desta forma, os antidepressivos tricíclicos, acabaram sendo lançados no mercado para o tratamento da depressão.
Pode-se dizer que os antidepressivos atuam de maneira eficaz no tratamento da depressão. Os tricíclicos agem bloqueando as bombas de recaptura de serotonina e noradrenalina proporcionando os efeitos terapêuticos desejados. Além dessa atuação ele também age no bloqueio de receptores colinérgicos muscarínicos, bloqueio de receptores H1 da histamina e bloqueio dos receptores alfa 1 adrenérgicos que são responsáveis pelos indesejáveis efeitos