antidepressivos
CAMPUS PATO BRANCO
QUÍMICA INDUSTRIAL
Andressa Cristina de Rossi
DEPENDÊNCIA QUÍMICA DE MEDICAMENTOS
PATO BRANCO- PR
2013
Sumário
INTRODUÇÃO
A dependência química de remédios está se tornando uma situação alarmante. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 10% da população mundial sofre com esse problema. O estresse do dia a dia, as inúmeras tarefas a serem realizadas em um curto período, a pressão do chefe para se terminar um trabalho, os filhos doentes, brigas conjugais, são alguns dos motivos que levam as pessoas a procurarem auxilio nos medicamentos.
Dessa forma o uso de calmantes está cada vez mais corriqueiros. Por ter um efeito de curto prazo, esse medicamento é utilizado com maior frequência. O individuo ao constatar que o efeito do fármaco causa bem estar, associa essa sensação ao seu uso. Levando-o à dependência.
Do mesmo modo, podemos citar os anorexígenos. Impulsionadas pelos padrões de beleza pré-estabelecidos, muitas pessoas recorrem ao uso de inibidores de apetite para conquistar esse padrão. O uso excessivo e prolongado destes, causa a dependência química.
Outra classe de medicamentos que são usados frequentemente são os antidepressivos. Usados como uma falsa pílula da felicidade, eles são usados de modo a amenizar o sofrimento do dia-a-dia. E da mesma forma que os exemplos anteriores, a dependência é uma consequência infeliz que pode custar vida dos dependentes.
Ao longo desse trabalho, tentar-se-á explicar como ocorre essa dependência química. Apresentar como esses medicamentos agem sobre o organismo humano. Demonstrar os perigos que o consumo excessivo pode ocasionar. E que por consequência poder conscientizar a população desses males.
1. DEPENDÊNCIA FÍSICA E DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA
Existem dois tipos de dependência de fármacos, adependência Físicaque é quando o organismo precisa de