Aline
A linguagem denotativa é basicamente informativa, ou seja, não produz emoção ao leitor. É informação bruta com o único objetivo de informar. É a forma de linguagem que lemos em jornais, bulas de remédios, em um manual de instruções etc.
Conotação é o conjunto de caracteres compreendidos na significação de um dado termo, conceito, etc. Além do sentido referencial, literal, cada palavra remete a inúmeros outros sentidos, virtuais, conotativos, que são apenas sugeridos, evocando outras idéias associadas, de ordem abstrata, subjetiva.
Funções Denotativas são uteis para expressar a linguagem em seu sentido comum, logo a função conotativa é utilizada para dar enfase aos sentidos figurados, encontrada bastante essa função no livro "Iracema", de José de Alencar.Funções Denotativas são uteis para expressar a linguagem em seu sentido comum, logo a função conotativa é utilizada para dar enfase aos sentidos figurados, encontrada bastante essa função no livro "Iracema", de José de Alencar.Toda linguagem tem um objetivo. A linguagem verbal, por sua vez, tem alguns objetivos muito claros e por isso devem ser estudados para que possamos melhor entendê-la e utilizá-la.
Vejamos primeiramente como funciona o sistema de comunicação, utilizando a linguagem verbal.
Aquele que emite a mensagem, codificando-a em palavras chama-se EMISSOR. Quem recebe a mensagem de a decodifica, ou seja, apreende a idéia, é chamado de RECEPTOR. Aquilo que é comunicado, o conteúdo da comunicação é chamado de MENSAGEM. CÓDIGO é o sistema linguístico escolhido para a