Psicodrama
Esse trabalho apresentará quatro casos do Psicodrama. Essa análise foi baseada no texto ''O teatro da vida - psicodrama'' de Anne Ancelin Schützenberger, com o objetivo de mostrar os pontos principais de cada caso.
2. PSICODRAMA DE EXPLORAÇÃO: JEANNE
A história de Jeanne apresenta um problema de roer unhas causado desde sua infância. Ela era uma médica conceituada, mãe de quatro filhos e casada. Não se sentia bem quanto a isso pois envergonhava-se de ter essas atitude em frente a todos em sua casa e trabalho.
Quando perguntado a mesma sobre a origem desta “mania”, diz não se lembrar quando isto começou, é proposto então uma conversa para aquecer o teatro, faz-se lembrar de vezes que sua avó e manicure a repreenderam quando a este hábito e, mesmo usando técnicas de recompensa para extinção do comportamento e até mesmo de críticas, o comportamento não a deixava, fazendo-a cada vez mais roer as unhas, sem saber do real motivo que a fazia ter esta vontade.
Após este aquecimento, o grupo resolve que ela voltará a uma idade que se sente confortável e que não se recorda de roer as unhas, escolhendo assim voltar aos sete, oito anos, fazendo-a representar uma tarde em que voltou da escola e sua mãe a diz para lavar as mãos para o lanche da tarde sem que acordasse o irmão. Isto gera nela uma irritação que a faz perder a calma, começar a gritar e chorar, lembrando do nascimento do mesmo, quando ela tinha três anos, fazendo com que ela mudasse de quarto e deixasse seus pais, e também fazendo com que seu irmão mais velho, que ela mais adorava, mudasse para a casa de sua avó. Foi aí então que J. tentou matar seu irmão com o auxílio de um travesseiro e não conseguiu, a partir deste fato, passa a roer as unhas e entende o verdadeiro motivo pelo qual isso acontece.
O sentimento que a trouxe aquele momento foi de exílio e separação: - O exílio pode ser caracterizado por uma solidão muito forte que faz com que a pessoa queira mostrar-se a alguém para ser notada e