Psicodrama
Moreno Psicodrama
Jacob Levy Moreno filósofo, psicólogo, médico e psiquiatra, criador do psicodrama e pioneiro no estudo da terapia em grupo. Tem grandes contribuições no estudo dos grupos, em psicologia social e é o criador da sociometria. Moreno inspirou-se em Bergson Nietz, Kiergard e Freud em sua abordagem. E teve forte influencia filosófica teológica e teatral.
Psicodrama = Psique = Alma Drama = Ação
Psicodrama é uma psicoterapia de grupo, em que a representação dramática é usada como núcleo de abordagem e exploração da psique humana e seu vínculo emocional.
Contextualização das nomenclaturas do Psicodrama
Papel: Unidade conduta traz a conotação da marca pessoal de cada um no desempenho dos papeis sociais de uma sociedade.
Matriz de identidade: É lugar preexistente modificado pelo nascimento do sujeito, e o ponto de partida para o processo de definição.
Espontaneidade: Capacidade de agir de modo adequado em perante situação novas criando uma resposta inédita renovadora ou transformadora de situações pré-estabelecidas. “Liberdade de ação”
Criatividade: Possibilidade de modificar uma dada situação ou estabelecer uma nova situação produzir algo que já existe algo novo.
Conserva Cultural: Comportamentos Costumes repetitivos.
Aqui e agora: Relação Bipessoal – Tratamento entre o terapeuta e paciente apenas. É a investigação da relação recente das correntes afetivas que estão sendo captadas e transmitidas no aqui e agora.
Teatro Espontâneo: É a definição do tema do enredo da peça da linha gerais ocorrem no me momento que diretor auto define um tema que vá ser dramatizada no palco. É o publico que define o que vai ser encenado.
Teatro Terapêutico: Drama individual do paciente “ação terapêutica” superação de trauma do principal figurante.
Locus Nascendi: O Lugar primário de experiência aonde se dada partida da situação vivida.
Status Nascendi: momento primário de criação o memento aonde se