Psicodrama
Moreno nasceu em 1889 na Romênia, médico de origem judaica. Aos 5 anos de idade viveu uma experiência que foi a brincadeira de ser Deus, onde tentou voar e acabou com uma fratura no braço. Esse momento, segundo Moreno foi o embrião de sua idéia da espontaneidade.
Em 1921, fundou o teatro Vienense da Espontaneidade, a experiência que constituiu a base de suas idéias da psicoterapia de Grupo e do Psicodrama. Foi durante o trabalho do teatro espontâneo com pacientes, em 1923, que caracterizou o início do Teatro Terapêutico. Assim o Teatro da Espontaneidade transforma-se em Teatro Terapêutico e este no psicodrama Terapêutico; aqui também está o embrião do psicodrama de casal e família. A data oficial do nascimento do Psicodrama seria dia 1º de abril de 1921.
TEORIA SOCIONÔMICA
Para Moreno o indivíduo é concebido e estudado através de suas relações interpessoais. Logo ao nascer a criança é inserida num conjunto de relações, constituído em primeiro lugar por sua mãe (que é primeiro ego-auxiliar), seu pai, irmãos, avós, tios (Matriz de Identidade).
Moreno criou a socionomia (sociu= companheiro, grupo; nomos= regra, lei) estudo das leis que regem o comportamento social e grupal. 1) Sociodinâmica:
Estuda o funcionamento das relações interpessoais. Tem como método de estudo o role-playing, ou jogo de papéis que permite ao indivíduo atuar dramaticamente diversos papéis, desenvolvendo assim um papel espontâneo e criativo. 2) Sociometria:
Tem por objetivo medir as relações entre as pessoas e seu método é o teste sociométrico, possibilita quantificar as relações estudadas. As etapas para a aplicação do teste sociométrico são: 1- a escolha do critério pelos elementos do grupo; 2- cada um deve fazer suas escolhas positivas, negativas e indiferentes seguidas do porquê da escolha. Serão escolhidos todos os integrantes do grupo. 3- fazer o chamado “perceptual”, que consiste em dizer como será escolhido por cada um dos elementos do