Biopirataria na amazônia
Em novembro de 2009, Gaga começou sua segunda turnê de retorno; a 'The Monster Ball Tour'. Essa turnê, com apoio do seu segundo álbum, não seguiu a fórmula convencional para shows. Em vez disso, Gaga foi com tudo, com conjuntos e design, com um enredo para o show. É por isso que muitas pessoas que experimentam o show iriam negar que é um concerto, mas, com certeza, é da classe de um espetáculo musical.
Em entrevista à Rolling Stone, GaGa explicou que queria montar um show caro e bonito, procurando mostrar que estaria ao alcance de seus fãs. Ela explicou que a turnê é uma "ópera de electro-pop", porque o teatro e elementos da história entrelaçada com a turnê são apresentados como uma ópera.
Quando fevereiro de 2010 chegou, Gaga performou em duas datas em Londres, e todo a turnê foi derrubada em sua cabeça. Tudo mudou. Os conjuntos, as roupas, as músicas, a história. Esta mudança e desenvolvimento enormes marcaram o início de uma nova versão da turnê, "The Monster Ball 2.0 ".
O Enredo
A "The Monster Ball 2.0" é dividida em quatro atos, cada um com um conjunto diferente e cada um segue um enredo à partir do anterior.
A abertura do show é um jogo de antecipação. A interlude de introdução, "Jumping Film", é projetada em uma grande cortina que cobre o palco e o set. O clímax deste filme traz uma contagem regressiva de 0 a 10, e quando este chega a 0, as cortinas se abrem para revelar uma "tela" semi-transparente, sobre a qual a silhueta de Gaga é projetada através de um projetor brilhante roxo. "Dance In The Dark", em seguida, começa. Quando ela começa a cantar, cuidadosamente mantêm sua silhueta para a primeira parte da canção. Então, quando ela começa a dançar, a "tela" sobe, revelando a sua figura ao vivo em cima de um pódio metal. Uma escada de incêndio a leva para o lado do pódio, com um corrimão feito de seringas cheias de sangue. Gaga se prepara para ir para a Monster Ball com seus amigos