psicodinâmica do trabalho
Pétria Paula Calazans da Fonseca 1 Orientadora: Profª. MSc Elizabethg Zanetti 2
RESUMO
O tema deste artigo é Psicodinâmica do trabalho que tem como objetivo principal apresentar de maneira clara e inequívoca, mediante pesquisa bibliográfica dando ênfase nos escritos do autor Chistophe Dejours. Procura, a partir da visão do autor, identificar as origens do sofrimento no trabalho e a relação do trabalhador com esse sofrimento.Partindo da premissa dos direitos do trabalhador dentro e fora da organização que ao longo dos anos vem sofrendo afronta dentro das mesmas e com isso estão suscetíveis a vários danos tanto físicos quanto psicológico, onde encontramos: insatisfação, estress, depressão, perda de memória e ganho de peso entre outros problemas, podendo levar o individuo ao uso de álcool e outras drogas como válvula de escape, o que justifica a relevância a cerca do tema psicodinâmica do trabalho.O sofrimento torna-se visível por meio de índices de indisposição, tais como: deterioração física e mental e falta de reconhecimento, que é encarado mediante estratégias de intermédio defensivas de negação e controle.
O sofrimento gera luta do sujeito contra a doença e o que se pretende, com esta pesquisa, é esclarecer as táticas desenvolvidas pelos trabalhadores para encarar esse problema e como elas surgem e evoluem.
Assim, este estudo poderá fornecer subsídios aos gestores para apreender as complexas relações que se estabelecem no processo de trabalho e saúde. Palavras-chaves: Psicodinâmica do trabalho, organização, sofrimento.
INTRODUÇÃO Apresentam-se neste trabalho algumas abordagens mediante a pesquisa que irá trazer para os gestores de recursos humanos uma reflexão sobre o equilíbrio e a valorização dos indivíduos nas organizações.
A