Psicodinâmica do Trabalho
1 - Introdução.................................................................................Pág.02
2 - Carga Psíquica e Quantificação..............................................Pág.04
3 - Carga Psíquica Positiva e Negativa........................................Pág.05
4 - Carga Psíquica e Organização do Trabalho..........................Pág.06
5 - O Sofrimento.............................................................................Pág.07
6 - Conclusão.................................................................................Pág.08
7 - Bibliografia................................................................................Pág.09
1 – Introdução.
Este trabalho tem como objetivo apresentar a Carga Psíquica do Trabalho, a Psicodinâmica do Trabalho, trata-se da escola de Psicologia do Trabalho que se identificou a partir das idéias e das pesquisas de Christophe Dejours. Inicialmente centrada no estudo das dinâmicas que, em situações de trabalho, ora conduziam ao prazer, ora ao sofrimento, e o modo como este poderia seguir diferentes desdobramentos, inclusive aqueles que culminavam em patologia mental ou psicossomática, ao longo do tempo essa escola ampliou seu enfoque, transpondo as fronteiras dos estudos da dinâmica Saúde/Doença.
Médico do trabalho, psiquiatra e psicanalista, Christophe Dejours já havia publicado nos anos 70 vários trabalhos nas temáticas dos estudos psicossomáticos e das relações entre saúde e trabalho. A produção intelectual de Dejours revela um olhar amplo e integrador e tal olhar corresponde justamente ao desafio do campo que escolheu. Dejours, no entanto, não deixa de valorizar a clínica do trabalho e suas experiências.
A escola dejouriana constituiu-se articulando diversos especialistas e espaços de pesquisas, primeiro na França e posteriormente transpondo fronteiras e atingindo outros países, inclusive o Brasil.
Mais do que um estudo voltado para