Psicodinâmica do Trabalho
Assim ao tratar do capital humano, do indivíduo na organização, faz-se necessário abordar aspectos relacionados à Psicodinâmica do Trabalhador Moderno. Qual a relação do homem atual com seu trabalho? Como anda a saúde mental do trabalhador? Tal trabalhador tem consciência do significado daquilo que realiza?
Os custos com a negligência a tais questões não é pequeno. Os transtornos mentais ocasionam desde perda da produtividade, até conflitos interpessoais e aumento no custo de vida. Segundo dados do Ministério da Saúde (2001) houve um aumento de 15% do número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho entre os anos de 1994 e 1998, sendo que os transtornos mentais são a terceira maior incidência nos casos de auxílio-doença por incapacidade para o trabalho ou aposentadoria por invalidez.
Aspectos relacionados à saúde do trabalhador, foram abordados no 14º Congresso Latino-Americano de Serviços de Saúde, realizado em meados de 2009 (SAÚDE MENTAL EM FOCO, 2009).
Na palestra “Saúde do Trabalhador: os adoecimentos causados pelo atual modelo social e econômico”, o psiquiatra Rubens Hirsel Bergel, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, apresentou dados relevantes sobre a saúde mental do trabalhador brasileiro. Segundo o Bergel, três a cada 10 brasileiros apresentam problemas de saúde devido ao estresse no trabalho. Para o palestrante, enquanto nos Estados Unidos, o prejuízo gerado por funcionários doentes chega a US$ 150 bilhões por ano, no Brasil, esse número pode ser de aproximadamente 3% do PIB