Psicodiagnostico Resumo
PSICODIAGNÓSTICO TRADICIONAL:
Processo temporalmente limitado, que emprega métodos e técnicas psicológicas para compreender os problemas, avaliar, classificar e prever o curso do caso, culminando na comunicação dos resultados. É composto de Entrevista Inicial, Aplicação de Testes, Entrevista Devolutiva e Encaminhamento, se for o caso.
PSICODIAGNÓSTICO INTERVENTIVO:
O Psicodiagnóstico Interventivo é um procedimento clínico que consiste em efetuar intervenções já no momento de realização de entrevistas e aplicação de testes, oferecendo ao paciente devoluções durante todo o processo avaliativo e não somente ao seu final. Neste contexto, as técnicas projetivas são empregadas como meios de comunicação entre o psicólogo e o paciente.
A DIFERENÇA: TRADICIONAL x INTERVENTIVO
No psicodiagnóstico tradicional apenas no final acontece a comunicação dos resultados, já no Psicodiagnóstico Interventivo, o profissional efetua intervenções desde o início e utiliza técnicas projetivas.
OBJETIVOS DO PSICODIAGNÓSTICO:
É o processo que visa identificar forças e fraquezas do funcionamento psicológico, com o foco da existência ou não de psicopatologia.
Classificação Simples: Compara a amostra do comportamento com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos.
Descrição: Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferentes escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente.
Classificação nosológica: Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.
Diagnóstico diferencial: São investigados ou irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático.
Avaliação Compreensiva: É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial insight.
Entendimento Dinâmico: Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista.
Prevenção: Procura identificar problemas precocemente,