Energia autossustentável para aviários
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
RELATÓRIO TÉCNICO energia autosustentável aplicada em aviários
CURSO: Engenharia Mecânica
Aleckson Fernando Ribeiro, Allan Cesar Silva Valadares, Bruno Júnio Quaresma Rezende, Marcos Leandro Torres de Oliveira, Mario Strumia Junior, Matheus Alves de Oliveira, Raquel Souza Silva, Vinicius Tolentino Junior
Professor: Alaine Cardoso Silva
RESUMO: Este relatório descreve o estudo sobre o desenvolvimento de um sistema autossustentável capaz de gerar energia através da biomassa. Foram abordados tópicos inerentes aos conceitos técnicos e sociais sobre a aplicação do projeto em aviários.
1. INTRODUÇÃO
A associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), espera que as estimativas para o crescimento do setor aviário sejam favoráveis no ano de 2015. Em outubro de 2014, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apontou o Brasil como o segundo maior produtor de carne de frango do mundo, ultrapassando a China.
Conforme TOLMASQUIM (2007), Brasil dispõe de condições especialíssimas de recursos energéticos renováveis e de tecnologia para transformar suas riquezas naturais em energia e dessa forma agregar valor à sua produção de riqueza, uma vez que, o desenvolvimento econômico se reflete numa crescente demanda de energia primária.
Sabe-se que a biosfera é a zona do planeta Terra onde se desenvolvem os organismos vivos e se obtém a biomassa. Devido a isso, a mesma não apenas engloba os seres vivos, mas o conjunto de matéria orgânica gerada por estes que pode ser utilizada para a geração de combustíveis sólidos, líquidos e gasosos.
Portanto, o objetivo deste trabalho é criar um aquecedor bio sustentável que utiliza os dejetos das aves como combustível para a obtenção de energia térmica.
2. DESENVOLVIMENTO
O ambiente no qual as aves são criadas apresenta uma interação de variáveis Interdependentes, como por exemplo, a qualidade do ar, temperatura, umidade, ventilação, número de aves por metro