Trabalho Psicodiagn Stico
O psicodiagnóstico é um procedimento científico que necessariamente utiliza testes psicológicos. É uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos; portanto, não abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais (CUNHA, 2000). Em outras palavras, o psicodiagnóstico é um tipo de avaliação psicológica estreitamente vinculada à prática clínica em saúde mental (CUNHA, 2000; DALGALARRONDO, 2000). Assim, durante o século XX, o prestígio do psicodiagnóstico e a prática concreta das estratégias de avaliação psicológicas refletiram o debate teórico, que vem marcando o campo da saúde mental desde seus primórdios, entre as principais correntes de pensamento que salientaram cada uma, a primazia do comportamento, do afeto e da cognição na organização e no funcionamento do psiquismo humano (CUNHA, 2000; DALGALARRONDO, 2000).
Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi verificar o panorama atual de publicações na área de avaliação psicológica e psicodiagnóstico entre os anos de 2012 a 2015.
Desenvolvimento
Para a busca dos estudos utilizamos a base de dados eletrônica Scielo. As buscas foram encerradas no dia 30 de maio de 2015.
A pesquisa foi realizada usando os seguintes termos, como: avaliação psicológica, psicodiagnóstico e os anos de 2012, 2013, 2014 e 2015. Com base nos critérios definidos, um total de 60 artigos foi encontrado (38 para os anos de 2012 e 2013, 17 para o ano de 2014 e 5 para o ano de 2015). Sendo a maior parte de publicações procedente dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.
A seleção dos estudos foi realizada por dois avaliadores independentes, que em caso de divergências buscaram um consenso quanto à seleção. A avaliação consistiu na filtragem dos estudos, a partir da análise do título, seguido pela análise do resumo e depois do artigo completo. Na necessidade de resolver possíveis discordâncias entre os dois avaliadores, um terceiro avaliador foi solicitado para o devido fim.
Os artigos em grande