psico escolar
Prof.ª Elisa Maria Gomide
Existem diferentes maneiras de se aprender, cada indivíduo emprega um método particular de interação, aceitação e processamento de estímulos e informação;
Estilo de aprendizagem é o conjunto de características psicológicas que costumam se expressar conjuntamente quando uma pessoa deve enfrentar uma situação de aprendizagem;
Não há estilos puros, do mesmo modo que não há estilos de personalidade puros: todas as pessoas utilizam diversos estilos de aprendizagem, ainda que um deles costuma ser o predominante.
Existem vários modelos de estilos de aprendizagem, elaborados por diferentes autores, que podem ser usados nas instituições de ensino. Cada um desses autores apresenta uma concepção diferente de estilos de aprendizagem e, a partir dessa concepção, elabora modelos explicativos.
As características sobre estilo de aprendizagem costumam fazer parte de qualquer relatório psicopedagógico que se elabore de um aluno e pretende dar pistas sobre as estratégias didáticas e reforços que são mais adequados para o menino.
As definições sobre os estilos de aprendizagem pelos vários estudiosos da área, assumem diferentes abordagens, de acordo com a teoria da psicologia de aprendizagem adotada por cada um.
Entre as teorias mais abordadas, estão: • os tipos psicológicos de Carl Jung; • as teorias cognitivas do processamento da informação, de Piaget e de Vygotsky; e, • a teoria das personalidades de Allport.
Para construir o conceito de estilos de aprendizagem e elaborar modelos explicativos, alguns autores utilizam mais de uma teoria, enquanto outros utilizam somente uma delas.
Condições físico-ambientais: luz, temperatura, som.
Preferências de conteúdos, áreas e atividades, por parte do aluno.
Tipo de agrupamento: refere-se a se o aluno trabalha melhor individualmente, em pequeno grupo, dentro de um grupo classe, etc.
Estratégias empregadas na resolução