pseudomonas
Introdução
É uma bactéria oportunista, gram. negativa aeróbico não fermentado que possui flagelos, têm toxinas (endifenol oxidadase).
Ela habita o solo, legumes e agua (torneiras, ralos) onde os ser humano ingere a bactéria causando numeras infecções em pacientes imunocomprometidos como, por exemplo, temos: Pacientes com queimaduras e crianças com fibrose.
Essas bactérias utilizam uma grande fonte de nitrogênio e carbono e cresce em diferentes tipos de ambientes, elas são resistente ao antimicrobianos como a penicilina, cefalosperamicol entre outros.
A Pseudômonas aeruginosa causa choque e hipotensão, ocasionado pela toxina que causa inflamação local, destruição dos tecidos por obtenção de nutrientes e a formação de abcesso.
Características gerais e forma
Pseudomonas aeruginosa é um importante patógeno humano que está frequentemente associado a infecções hospitalares, acometendo, principalmente, pacientes imunossuprimidos.
Pseudomonas aeruginosa pertence à família Pseudomonadaceae e apresenta-se na forma de bastonetes de 0,5 a 0,8 um de largura por 1,5 a 3,0 µm de comprimento.
É um bacilo Gram-negativo, aeróbio, não esporulado, não fermentador de glicose e móvel devido à presença de um flagelo polar.
As células de P. Aeruginosa podem ser visualizadas ao microscópio como isoladas, aos pares ou em cadeias curtas.
A classificação desta bactéria foi descrito há mais de 100 anos e tem sofrido várias revisões. Stanier, Palleroni & Doudoroff em 1996 foram um dos primeiros a classificar as espécies de acordo com suas propriedades fenotípicas.
As espécies Pseudômonas tem características Gram. negativos retos ou ligeiramente curvos e aeróbicos estritos. A maioria apresenta flagelos polares.
Figura 1 –Características gerais ; Fonte: Microbiologia Médica ,2010, p.33
2 – Patogênese
Pseudomonas Aeuruginosas são patogêneses oportunistas,