Pseudomonas
INTRODUÇÃO
Também conhecida como Pseudomonaspyocyanea é um bacilo gram-negativo, aeróbio, responsável por infecções oportunistas além de causar doenças como: infecções urinárias, infecções respiratórias, pneumonias, meningites,endocardites.
Tal como outros membros do gênero, Pseudomonasaeruginosa é uma bactéria de vida livre, comumente encontrados no solo e na água. No entanto, ocorre regularmente sobre as superfícies de plantas e, ocasionalmente, nas superfícies de animais.Os membros do gênero são bem conhecidos de plantas microbiologistas porque é um dos poucos grupos de bactérias que são verdadeiros patógenos de plantas. Na verdade, Pseudomonasaeruginosa é ocasionalmente um patógeno de plantas. No entanto, Pseudomonaaeruginosa tornou-se cada vez mais reconhecido como um agente patogênico oportunista emergente de relevância clínica. Vários estudos epidemiológicos diferentes monitoraram sua ocorrência como um patógenosnosocomial e indicam que a resistência aos antibióticos está a aumentar em isolados clínicos.
O seu metabolismo é respiratório e nunca fermentativo, mas ela vai crescer na ausência de O 2 se NO 3 estiver disponível como um elétron aceitante respiratória.
Pseudomonasaeruginosa têm necessidades nutricionais simples. It. Muitas vezes, é observado "crescer em água destilada", que é uma prova das suas necessidades alimentares mínimas. Em laboratório, os mais simples meio para o crescimento de Pseudomonasaeruginosa consiste em acetato como fonte de carbono e sulfato de amônio como fonte de nitrogênio.
A sua temperatura ótima de crescimento é de 37 graus, e é capaz de crescer em temperaturas tão elevadas como 42 graus. 3-OBJETIVO
Realizou-se a contagem de Pseudomonasaeruginosa em amostra de água mineral.
4- MATERIAL REQUERIDO PARA A ANÁLISE
Prova presuntiva de Pseudomonasaeruginosa:
Foram usados dez tubos de ensaio contendo caldo asparagina em dupla concentração estéril
Usou-se