Pseudomonas aeruginosa
← Introdução
Pseudomonas aeruginosa é um patógeno oportunista do homem. Esta bactéria púrpura sulfúrica é um bacilo Gram negativo aeróbico, não fermentativo de glicose, da família das Psedomonadaceae. Esta família é encontrada comumente em solos e água. As Psedomonadaceae são bem conhecidas pelos microbiologistas uma vez que são patógenos de plantas e animais e três espécies são patógenas ao homem. A principal é a Pseudomonas aeruginosa que causa infecção do trato urinário, do sistema respiratório, dermatites, bacteremias e várias infecções sistêmicas principalmente em pacientes imunodeprimidos como portadores de câncer ou do vírus da AIDS. Bactérias típicas de Pseudomonas são encontradas no meio natural em biofilmes em algumas superfícies ou substratos ou como células com motilidade devido a um flagelo polar. Pseudomonas aeruginosa pode viver tanto em biofilmes quanto na forma planctônica.
← Pseudomonas aeruginosa Pseudomonas aeruginosa não é muito distinta de sua família, mas possui algumas características particulares devido à sua patogenicidade. É um bacilo uniflagelar com cerca de 0,6μm X 2μm, pode aparecer isolado, em diplobacilos ou curtas cadeias. O organismo pode ser isolado de solo e água, particularmente enriquecido de bactérias denitrificantes. Esta bactéria é aeróbica e não faz fermentação, ela crescerá em ausência de oxigênio se o NO3 estiver disponível como aceptor de elétrons na respiração. Pode ser considerados cosmopolitas. Geralmente é encontrada na flora humana normal, ainda que seja baixa a contaminação em indivíduos saudáveis fora dos hospitais seja relativamente baixa(por volta de 0 a 24% dependendo da região anatômica). A colonização geralmente precede a infecção. A Pseudomonas aeruginosa é primariamente um patógeno das vias aéreas.
✓ Crescimento
Pseudomonas aeruginosa possui processos metabólicos versáteis. Não são requeridos compostos de crescimento orgânico e ela pode