pseudomonas aeruginosa
RESUMO
Pseudomonas aeruginosa compreendem um grande número de espécies de bacilos Gramnegativos, diferenciados por meio de provas bioquímicas, formação de pigmentos, teste de sensibilidade a antibióticos, números e localização dos flagelos, é considerado oportunista podendo causar várias infecções e a maioria dessas infecções é adquirida nos Hospitais, principalmente em Unidades de Terapia Intensiva (U.T. I), (6), esta espécie habita o solo, água e vegetais e podem ser encontrada na pele, nos Hospitais, as vias de transmissão são representadas por desinfetantes, respiradores, alimentos e água. (1,2)
As infecções por esta bactéria são mais freqüentes em pacientes hospitalizados imunodeprimidos, principalmente as infecções localizadas, em conseqüência de processos cirúrgicos ou queimaduras resultando em bacteremias severas. (6)
Esta espécie é naturalmente resistente a vários tipos de antibióticos, pela presença de uma membrana dupla (que é rica de uma molécula de Lipopolissacarídeo - L.PS, sendo esta uma endotoxina) envolvendo cada célula bacteriana, que impede a entrada de determinados antibióticos na célula. (2).
Palavras-Chave: Antibióticos; Infecção; Hospitais.
OBJETIVO
Apresentar as principais infecções causadas por Pseudomonas aeruginosa;
Descrever o Controle de Resistência aos Antimicrobianos e Critérios de utilização;
Citar os Prováveis Fatores de Virulência;
Transmitir informações sobre resistência, fatores de risco e focos de infecção por
Pseudomonas aeruginosa.
INFECÇÕES POR PSEUDOMONAS AERUGINOSA 2
1.INTRODUÇÃO
O gênero Pseudomonas constitui a família denominada Pseudomonadaceae, os membros desta família caracterizam-se como bacilos gram-negativos retos ou ligeiramente curvos, aeróbios estritos, a maioria das cepas apresenta motilidade por meio de um ou mais flagelos polares, utiliza glicose e outros carboidratos oxidativamente e em geral são citocromo oxidase positivos (5,9) é