PSCOMOTRICIDADE
Este trabalho tem como objetivo mostrar a atuação da psicomotricidade no desenvolvimento humano e a definição do conceito psicomotricidade através da análise de vários autores como Piaget, Wallon, Ericksson, Freud, Vygotsky.
Introdução
A psicomotricidade surgiu a partir do discurso médico no inicio do século XIX para nomear as zonas do córtex cerebral situadas mais além das regiões motoras. À partir dai o corpo começa a ser estudado por neurologistas, psiquiatras para a compressão das estruturas para classificar os fatores patológicos.
No século XX a psicomotricidade se estabelece como prática independente. Perguntas relativas à contribuição das emoções e dos inúmeros tipos de sensações no desenvolvimento corporal começam a suscitar interrogações sobre a forma de se pensar a psicomotricidade.
A Psicomotricidade passa a ser entendida como uma ciência que estuda o indivíduo em função de seus movimentos, sua realização, seus aspectos motores, afetivos, cognitivos, resultados da relação do sujeito com o seu meio social.
Como se pode notar, a Psicomotricidade tem o objetivo de enxergar o ser humano em sua totalidade, nunca separando o corpo (sinestésico), o sujeito (relacional) e a afetividade; sendo assim, ela busca, por meio da ação motora, estabelecer o equilíbrio desse ser, dando lhe possibilidades de encontrar seu espaço e de se identificar com o meio do qual faz parte.
A psicomotricidade é uma profissão não regulamentada e seus profissionais atuam em diversas ocupações.
A Psicomotricidade na fase infantil
Este estudo tem por foco de investigação a importância da Psicomotricidade na Educação Infantil, auxiliando o desenvolvimento das crianças, por meio das experiências motoras, cognitivas e sócio afetivas indispensáveis à formação.
Há