Corpo Habil
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO A DISTÂNCIA – PEDAGOGIA
Relatório de Pscomotricidade – Corpo Hábil I e Corpo Hábil II
Comodoro, MT, 2008
CORPO HÁBIL O uso hábil do corpo foi importante na história da espécie durante milhares de anos, atingindo o seu apogeu na cultura grega e no ocidente durante a era clássica. Já no século XVII, as atividades de raciocínio e as atividades físicas são tradicionalmente percebidas, em nossa cultura, de forma distinta.
Segundo Le Camus, a importância do corpo hábil na Psicomotricidade deu-se através da descoberta de uma ligação entre uma lesão cerebral e a perca parcial ou total da voz, esta descoberta instigou os profissionais da medicina a investigar e investir nos estudos que estabeleciam as relações entre mente e movimento (corpo hábil). Na revolução industrial, houve um aprofundamento maior nas pesquisas psicomotoras, para que os operários pudessem se adequar aos novos hábitos, costumes e movimentos, para que atendessem as necessidades do trabalho das fabricas com maior desempenho, Um corpo humano de características próprias e únicas, individuais, organizadas e em organização, prontas a novas adaptações, programador e processador, disponível à aprendizagem, para que a burguesia pudesse manter o poder do capitalismo.
Desde então, os estudos e pesquisas sobre corpo hábil dentro da pscomotricidade, tem um destaque especial, em destaque a Educação Física. Como ponto de partida, a Educação Física começou a elaborar conceitos básicos sobre o corpo numa perspectiva de utilização na força de trabalho, consolidando a burguesia, enquanto classe que tentava investir na construção de um novo homem para se ter igualdade nos aspectos mentais, intelectuais, culturais e físicos. Dessa forma, a Educação Física abrangeria todas as instâncias desse novo homem: no campo, na fábrica, na família, na escola. A educação física será a própria expressão física da sociedade do