Postura na posição sentada ligadas ao aprendizado de alunos do ensino fundamental.
Daniele Dias Goulart
Resumo
O presente texto pretende apresentar problemas que poderão causar na postura e problemas de dificuldades de aprendizado que estão relacionados a postura das crianças no ensino Fundamental na posição sentada.Além de observar crianças de diferentes séries na posição sentada e discutir resultados.
Introdução
Ambiente escolar e postura, um assunto não muito comentado e observado, mas que deveria ter uma atenção especial, pois é na escola que crianças criam alguns hábitos que serão levados para toda a vida.As crianças na idade escolar permanecem diariamente sentadas por um período de aproximadamente quatro horas em cadeiras e classes que não são adequadas a elas. Por esse motivo a adequação ergonômica no ambiente escolar é de grande importância e por muitas vezes é deixado de lado.
1. Postura na posição sentada.
A postura na posição sentada provoca a retificação da curvatura lombar, aumento da pressão intradiscal, dificulta o retorno venoso dos membros inferiores( Grandjean & Hunting, 1998) podendo ser causa freqüente de dor nas costas em adultos.O modelo biomecânico da coluna do homem não foi construído para permanecer por longos períodos na posição sentada, mantendo postura estática fixada realizando movimentos repetitivos. Conforme relatos de Nachemson (1975) a posição sentada é considerada a mais danosa para a coluna, pior até mesmo que a posição em pé, o autor relata que a pressão no disco intervertebral é consideravelmente menor na posição em pé do que na posição sentada.O autor afirma também que sentar apoiando as costas é menos lesivo, pois a pressão nos discos diminui O trabalho estático provoca uma diminuição na irrigação sanguínea, principalmente dos membros inferiores, pela compressão dos vasos sanguíneos contra o tecido muscular. O músculo menos irrigado, recebe menos açúcar e oxigênio, acumulando mais resíduos o que provoca