Psc Comunitária
1- As definições consideradas apontam para a comunidade como sendo um grupo social com certo grau de organização que compartilham os mesmo espaços físicos e psicológicos e alguns objetivos comuns derivados de crenças, valores e atitudes compartilhados e mantém um sistema de interação duradouro no tempo e no espaço.
2- Em termos técnicos a relação entre a teoria e a aplicação. Em metodologia a pesquisa participando, em termos de valores a ética da solidariedade e os direitos humanos.
3- O conhecimento se produz na interação entre o sujeito (paciente) e o profissional. Teoria da prática.
4- Se refere na metodologia instrumentalizada pelos sujeitos para atender as demandas da comunidade. Parece que o importante é fazer uma psicologia que atenda a demanda comunitária sem uma preocupação mais constante sobre o aspecto relevante da relação que deve existir entre a teoria e a técnica.
5- A palavra psicologia na comunidade vem sendo usada para designar a instrumentalização de conhecimentos e técnicas psicológicas que possam contribuir para uma melhora na qualidade de vida das pessoas e grupos distribuídos nas inúmeras aglomerações humanas que compõe a grande cidade.
6- É uma proposta de trabalho com as pessoas, as reações e o sistema humano visto que o sujeito é sempre referido por um sistema e matriz de sua identificação é a família.
7- Porque semelhantemente a psicologia cultural ela estuda a vida social da comunidade e a antropologia, por estudar a fundo estas comunidades fornece uma excelente base para a psicologia comunitária escolher sua forma de atuação na mesma.
8- Poder: Capacidade de uma pessoa ou grupo de executar uma ação qualquer ou para desempenhar qualquer prática.
Dominação: Entre pessoas ou grupos através do qual, uma das partes rouba, se apodera do poder (capacidade) de outros.
9- é o que constitui uma comunidade, é o "comum", podem ser de milhões de tipos diferentes, até mesmo contraditórias. A