resistência ôhmica e não ôhmica, lei de ohm
Determinar a relação entre a diferença de potencial aplicada aos extremos de um resistor e a intensidade de corrente que circula pelo mesmo; construir a curva característica de um resistor ôhmico; identificar um resistor ôhmico;
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quanto existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela primeira lei de Ohm, e segundo o sistema internacional de unidades (SI), é medida em ohms.
Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador, o físico alemão Georg Simon Ohm(1787- 1854), afirma que, para um condutor mantido à temperatura constante, a razão entre a tensão entre dois pontos e a corrente elétrica é constante. Essa constante é denominada de resistência elétrica.
Quando essa lei é verdadeira num determinado condutor mantido à temperatura constante, este denomina-se condutor ôhmico. A resistência de um dispositivo condutor é dada pela fórmula:
R= V/I ou V=R.I
Onde:
V é a diferença de potencial elétrico(ou tensão, ou ddp) medida em Volt (V);
I é a intensidade da corrente elétrica medida em ampère (A);
R é a resistência elétrica medida em ohm (Ω).
Essa expressão não depende da natureza de tal conditor: ela é válida para todos os condutores.Para um dispositivo condutor que obedeça a lei de Ohm, a diferença de potencial aplicada é proporcional a corrente elétrica, isto é, a resistência é independente da diferença de potencial e da corrente. Um dispositivo muito utilizado muito utilizado em aparelhos eletrônicos, como rádios, televisores e amplificadores, que obrdece à essa lei é o resistor, cuja função é controlar a intensidade da corrente elétrica que passa pelo aparelho.
Entretanto, para alguns materiais, por exemplo os semicondutores, a resistência elétrica não é constante, memso que a temperatura seja, ela depende da diferença de potencial (V). Estes são denominados condutores não