Níveis de Raid
São Paulo, 17 novembro de 2008
ÍNDICE
Introdução a Raid........................................................................................03
Níveis de Raid...............................................................................................04
Bibliografia...................................................................................................10
Introdução a Raid
Os sistemas de armazenamento em disco, popularmente chamados de sistemas de Storage, tem tido bastante espaço na mídia especializada em tecnologia nos últimos anos devido às novas necessidades de armazenamento e disponibilizarão os dados. RAID é a sigla para, Conjunto Redundante de Discos Baratos, e define um conjunto de métodos e protocolos que garantem a integridade e performance de acesso a dados armazenados em sistemas de armazenamento. De uma forma genérica, o RAID replica a informação em dois ou mais discos, permitindo dessa forma que em caso de falha em um ou mais discos do conjunto, a informação possa ser recuperada e disponibilizada.
Os níveis de RAID
A tecnologia RAID funciona de várias maneiras. Tais maneiras são conhecidas como "níveis de RAID". No total, existem 6 níveis básicos, os quais são mostrados a seguir:
RAID nível 0 - Este nível também é conhecido como "Striping" ou "Fracionamento". Nele, os dados são divididos em pequenos segmentos e distribuídos entre os discos. Este nível não oferece tolerância a falhas, pois não existe redundância. Isso significa que uma falha em qualquer um dos HDs pode ocasionar perda de informações. Por essa razão, o RAID 0 é usado para melhorar a performance do computador, uma vez que a distribuição dos dados entre os discos proporciona grande velocidade na gravação e leitura de informações. Quanto mais discos houver, mais velocidade é obtida. Isso porque, se os dados